1/6

"Todo homem traz dentro de si o menino que foi..." Saint Exupéry

 

 Quando iniciamos o projeto do berçário uma das nossas principais preocupações era com o espaço onde ela seria concebida. Ao nosso ver a arquitetura da casa precisava conversar diretamente com a proposta pedagógica, pois uma influenciaria a outra. Por esta razão a escolha do imóvel foi parte fundamental na concepção do nosso projeto educacional... Queríamos árvores, plantas e terra. Tarefa difícil em uma cidade como São Paulo, mas como dizia Oscar Niemeyer:

" A gente tem que sonhar, senão as coisas não acontecem." 

Sonhamos, garimpamos e encontramos. Casa térrea, luz natural, jardim e história. Em nosso jardim temos folhas, flores e árvores e ainda fomos presenteados com dois imponentes Mandacarus, desta forma nada mais justo que homenageá-los. Nosso sonho agora tem nome, Mandacaru...  

Depois de raízes em solo fértil precisávamos fazer adaptações, afinal a casa residencial precisa virar escola. Toda gestação leva tempo e estudo, mas com a ajuda do arquiteto Bryan Breder Freitas que aceitou o desafio de fazer os sonhos, as expectativas, as recomendações dos bombeiros, da Secretaria de Educação e da COVISA caberem em um só projeto, acredito que conseguimos um diálogo entre projeto arquitetônico e projeto pedagógico.

"Nasceu a primeira folha em nosso jardim..."

 

Projetamos o berçário detalhadamente em busca de criar espaços educativos, seguros e saudáveis. Aproveitamos a luz e a ventilação natural, integramos edificação e natureza, tornando os espaços funcionais e estéticos.  

Visamos através de nosso projeto contemplar funções importantes para o desenvolvimento infantil, através de um espaço que oferece a sensação de segurança e acolhimento, que respeita a individualidade e a identidade pessoal.

Cuidamos da ambientação e da estrutura física com o propósito de estimular os sentidos e o universo lúdico, criando oportunidades de crescimento, convívio social e desenvolvimento de competências, respeitando e estimulando desenvolvimento natural da criança.

 

Nosso mobiliário foi construído especialmente para nosso berçário, a partir de pesquisas, referências e fundamentação teórica para atender as necessidades da criança, propor desafios com o objetivo de ser mais um elemento possibilitador de aprendizagem.

 

A circulação dentro do berçário foi outro ponto que cuidamos. Pensando no desenvolvimento dos pequenos concentramos toda circulação de crianças pelos fundos da casa, a transparência nas portas e janelas permite a comunicação integrando as diferentes faixas etárias. Já o fluxo externo é realizado pela frente e administrado pela portaria central, zelando pela segurança os fluxos são separados fisicamente.

 

Optamos por preservar a relação sadia entre pais, filhos e escola, por isso câmeras filmadoras são utilizadas em pontos estratégicos da escola com intuito de preservar a segurança dos educandos e nas salas apenas como instrumentos de trabalho.

Conheça nosso espaço...

"Escolas que são asas não

amam pássaros engaiolados.

O que elas amam

são pássaros em vôo.

Existem para dar aos pássaros coragem para voar.

Ensinar o vôo,

isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros.

O vôo não pode ser ensinado.

Só pode ser encorajado."

 

Rubem Alves

 

Show More

Rua Silvino Canuto Abreu, 29  -  Campo Belo  -  São Paulo / SP

Telefone: 011 5093 2522

 atendimento@mandacarueducacao.com