Projeto Pedagógico

Rotina Mandacaru

Porque o projeto pedagógico é importante?

Quando a tarefa é escolher escola, é sobre o projeto pedagógico que as famílias deveriam debruçar. Afinal é ele que norteia toda relação entre escola, criança e família. É o projeto pedagógico que reúne os objetivos, metas e expectativas, bem como os meios para concretizá-los e é a partir deste instrumento que a escola constrói sua organização espacial, planejamento, rotinas, atividades e avaliações. Pensando na importância deste, procuramos apresentar nossa proposta de uma forma simples, aproximando nosso discurso dos principais questionamentos das famílias.

Nossa escola vê a infância com os mesmos olhos que você?

Existem muitas crianças e muitas infâncias, cada uma construída por nossos conceitos, crenças, valores e contextos sociais. Para nós a infância é o lugar da brincadeira, do imaginário e do prazer. Momento de descoberta e de formação. Importante estágio do curso de vida, fase delicada no desenvolvimento da criança que precisa ser cuidada com atenção. As crianças aos nossos olhos são sujeitos ativos em sua formação, com potencialidades à serem desenvolvidas e estimuladas desde o nascimento, mas também acreditamos que um cérebro em formação deva ser protegido dos excessos e das adversidades, por isso é importante a seriedade e o olhar minucioso. 

Quando pensa em criança qual a primeira imagem que vem a sua mente?

Cada um de nós tem uma imagem de criança interior, e é esta imagem que nos orienta quando trilhamos nossas relações com crianças. Em nossa escola acreditamos que não basta dizer que cremos em uma criança ativa, competente e capaz, mas sim, abandonar a imagem de criança frágil, desprotegida e adotar a ideia de que desde o nascimento, a criança está apta e interessada a relacionar-se e espantar-se com o mundo. E para o adulto, o desafio está em saber escutá-la, para não deixá-la perder este desejo e encantamento, auxiliando no que for necessário, aproximando-a daquilo que é distante e mediando a apresentação da criança para o mundo e do mundo para a criança.

Menino (a), quem foi teu mestre?

Toda nossa referência de educação é baseada em experiências vividas. Por este motivo resgatar uma relação marcante e sadia entre mestre e aprendiz pode ajudar na escolha da escola certa. Refletindo sobre esta experiência você perceberá a importância das memórias afetivas na infância.

Acreditamos que o acolhimento, o respeito mútuo e a afetividade farão diferença no processo de aprendizagem, por criarem memórias afetivas. Montamos nossa proposta pedagógica cuidando das relações humanas e ajudando a criança na construção de competências emocionais que sustentarão a criança por toda vida social, estudantil e profissional.

 

 

 

Como as crianças aprendem e como os adultos ensinam?

Esta é a principal questão para todos que convivem com crianças, sejam professores, médicos, pais ou familiares. Entender como as crianças aprendem é um desafio encantador.

Hoje com os avanços da neurociência temos mais indícios para afirmar que é através dos sentidos que as crianças leem o mundo e é a partir da imitação, da associação, da tentativa e erro, da repetição e das vivências que absorvem conhecimento. 

Nesta fase a criança experimenta o mundo através do seu corpo e são as qualidades dos espaços, das experiências e das relações que farão a diferença em seu desenvolvimento.  

Por isso em nossa escola os adultos ensinam respeitando o desenvolvimento natural da criança, oferecendo um espaço estético e acolhedor, experiências que estimulam o universo lúdico e os sentidos, cuidando sempre para preservar o espaço do brincar.

 

Tudo que é importante para criança também é para nós, por este motivo as famílias são, em nossa visão, tesouros que queremos ter sempre por perto. Como o que pretendemos é construir uma relação de confiança, transparência e parceria teremos prazer em recebê-los para esclarecer dúvidas e detalhar nosso projeto, assim como entregar material detalhado contendo cardápio, horários, e planos financeiros. Para nós o olho no olho é a melhor forma de comunicação, o abraço é a porta de entrada para o aprender, a cultura nosso principal conteúdo e o corpo nosso grande aliado. Caso tenha interesse, a visita agendada permite uma atenção especial, mas nossas portas estão sempre abertas.

 

   Rotina Mandacaru

A rotina na vida dos pequenos é como o rítmo em uma canção, determina a duração das notas e das pausas. Assim como a música precisa do rítmo, as crianças precisam deste movimento regular, constante e simétrico. Respeitar esta ordem é fundamental para que a criança se organize internamente, e para que exista uma harmonia no decorrer do dia. Por este motivo nosso horário é dividido em 2 compassos de 4 hora e meia (7h30 às 12h e 13h às 17h30) e neste período incluímos 4 núcleos principais de atividades: alimentação, cuidados, atividades pedagógicas e repouso. A forma que estas atividades são organizadas nas pautas variam de acordo com nível de desenvolvimento das crianças. 

Alimentação

Cuidados

Atividades pedagógicas

1/41

Repouso

Paladar e olfato são sentidos que devem ser explorado pelas crianças, são formas de conhecer e se relacionar com o mundo. Com base nesta afirmação buscamos a parceria com uma nutricionista para montarmos nossos cardápios explorando sabores, texturas e sempre cuidando da nutrição e da saúde dos pequenos. A alimentação inclui frutas, verduras, legumes e suco de frutas frescas e está detalhada em cardápio entregue mensalmente para as famílias.

Oferecemos espaço para amamentação e armazenagem do leite materno, seguindo as recomendações dos órgãos de saúde. Acompanhamos as orientações pediátricas através de quadro para introdução de alimentos complementares; Oferecemos cardápio exclusivo para crianças que estão fazendo a transição gradativa para a alimentação familiar. Incentivamos a conquista da autonomia, cuidando para a formação de hábitos alimentares saudáveis fazendo da refeição um momento de prazer e descoberta.

Sabe-se que a pele é o maior órgão sensorial do corpo e o mais delicado dos nossos sentidos. É o principal meio de comunicação dos bebês com o mundo.
Através do toque as crianças interpretam sentimentos e recebem estímulos para o desenvolvimento do seu cérebro. Por este motivo o cuidado em nossa escola é mais que um ato, é uma atitude. Exige dedicação, atenção, responsabilidade e envolvimento afetivo.
É no momento dos cuidados que a relação de confiança se constróiA partir do olhar, do respeito e da conversa,  as relações se estreitam e a atenção individualizada, tão importante para o desenvolvimento dos pequenos acontece.   

O berçário  foi pensado para possibilitar esta prática com espaços acolhedores, aproximando as pessoas atendendo as condições adequadas de higiene, segurança e conforto.

Pautamos nossas atividades em projetos de trabalho objetivando oferecer um repertório infantil de qualidade para nossas crianças. Acreditamos que a arte, a música, a poesia, a literatura e a natureza são universos que devem ser explorados desde a primeira infância. Para isso, a contação de histórias, oficinas de arte, cantoria, expressão corporal e brincadeiras fazem parte da nossa rotina. Atividades que estimulam os sentidos e aguçam a manifestação das múltiplas linguagens da criança, a convivência com o grupo e as relações humanas são prioridades para nossa equipe. 
Os projetos só ganham cores e formas a partir do interesse e do envolvimento das crianças, que constroem um universo lúdico, prazeroso e sinalizam tempo de duração e aprofundamento para os temas. Os educadores mediam este processo dando direção e oportunizando, através de escuta atenta, intervenções, registros e pesquisas, a descoberta de novos horizontes para cada projeto de trabalho.
 
A soneca durante o dia é fundamental: revitaliza, relaxa e aumenta a disposição. O tempo varia conforme a idade e deve ser respeitado. Não precisa ser no berço, no escuro, nem estar totalmente em silêncio. Diferenças importantes para que a criança perceba que aquele não é o sono da noite.
Com menos de 1 ano e meio procuramos respeitar a rotina de casa, depois disso incluímos momentos de relaxamento para que a criança aprenda também a desacelerar.  Ouvir música, ler um livro, técnicas de relaxamento são algumas das atividades propostas para incentivar que o soninho aconteça. O sono durante o dia não é obrigatório, é recomendável. Prevemos horários para esta pratica em nossa rotina, mas visando o bem estar da criança pode acontecer sempre que houver necessidade. Buscaremos alternativa que repeitem as necessidades e possibilitem que a criança aproveite o que a escola tem para oferecer.

É possível criar uma organização que atenda às necessidades da família quanto a permanência das crianças na escola, mas recomendamos sempre a inclusão minimamente de um "compasso", para que possamos compor uma bela sinfonia priorizando sempre o bem estar da criança.

Rua Silvino Canuto Abreu, 29  -  Campo Belo  -  São Paulo / SP

Telefone: 011 5093 2522

 atendimento@mandacarueducacao.com